Carta de apoio a Pré candidatura a vereadora da Coordenadora do Coletivo Promotoras Legais Populares de São Carlos, Raquel Auxiliadora

raquel

Nota do Coletivo de PLPs

Eleições Municipais para Vereância 2016

O Coletivo de Promotoras Legais Populares vem manifestar ao público suas reflexões e seu posicionamento sobre o processo eleitoral de 2016.

Atualmente temos como diagnóstico que a Câmara Municipal de São Carlos não representa de fato os anseios e necessidades da população – em especial, de nós mulheres. Esse sentimento é consequência de uma constatação maior – e nacional – de que o sistema político necessita de reformas urgentes em seus três níveis. Mas, levando em conta a proximidade das eleições municipais, é importante que elejamos representantes que tenham articulação com entidades de classe, coletivos e movimentos sociais de modo a levar nossas pautas para esfera institucional e lutar por elas.

Destacamos, portanto, a necessidade de um futuro mandato que se configure como um projeto político coletivo e de cunho social que garanta o acesso dos movimentos sociais à Câmara, garantindo o cumprimento efetivo da fiscalização pública e produção legislativa de leis que protejam e assegurem os direitos das mulheres. Nesse sentido, declaramos nosso apoio à pré-candidatura de nossa companheira Raquel Auxiliadora para o cargo de vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Dado seu extenso histórico pessoal e coletivo de construção das pautas para mulheres na cidade – no Coletivo de Promotoras, como gestora, como educadora e na sua atuação com os diversos movimentos sociais tais quais DCE/UFSCar, LGBT, sindical – avaliamos que ela tem plenas condições de representar pautas do Coletivo de Promotoras Legais Populares, do movimento feminista como um todo e de demais temas sociais. Avaliamos ainda, que um possível mandato de Raquel tem potencialidade para ser coletivo e representar, nas vias institucionais, demandas das mulheres e da população em geral.

É importante ressaltar que a campanha é independente do nosso Coletivo. Seremos um parceiro do mandato, caso ele venha a ocorrer, guiando a pré-candidata em questão – se eleita representante – nas pautas defendidas e nas ações de seu mandato.

Sobre o partido político para o lançamento da candidatura, entendemos que é uma escolha ideológica pessoal da associada e que cabe a todas nós respeitar. Entendemos que, para concorrer a um cargo eletivo, o jogo político força os candidatos a “tomar partido”. Reforçamos, portanto, nossa posição apartidária, porém, de esquerda social. Somos conscientes que a escolha do partido político para uma possível candidatura e elegibilidade não cabe ao Coletivo. Porém, é indispensável o compromisso da pré-candidata com as pautas e demandas dos coletivos sociais (feministas ou não) que lutem por acesso às formas de justiça social.

Como Coletivo entendemos que nossa participação social se dá em vários âmbitos da sociedade e que lutarmos para termos representantes qualificados nas esferas de poder se faz urgente! Assim, e pelos motivos expostos acima, declaramos publicamente nosso apoio à pré-candidatura da companheira Raquel Auxiliadora ao cargo de vereadora.

Coletivo de Promotoras Legais Populares

 Assista a declaração de Raquel às Plps – CLIQUE AQUI

FacebookTwitterGoogle+
Categoria: Notícias